Erros em cálculos judiciais podem ser arguidos a qualquer tempo, alerta diretora da Capital Cálculos

Marília Costa e Silva

O assistente técnico pode identificar diversos tipos de erros em cálculos de diferentes tipos de processos judiciais. A afirmação é de Luciana Nascimento, diretora técnica da Capital Cálculos, empresa especializada em perícia, consultoria e assessoria de cálculos judiciais e extrajudiciais.

Para a identificação dos erros, Luciana afirma que o assistente técnico fará uma análise detalhada do processo para extrair toda a matéria de cálculo e, posteriormente, elaborar todo o material necessário para identificar equívocos em planilhas de cálculos. “Será dele o parecer técnico elucidativo, demonstrando de forma clara e usando metodologia de cálculos, possíveis erros cometidos no processo”, explica.

Luciana alerta que erros materiais, como os apontados por pareceres técnicos, podem ser arguidos a qualquer momento. “Por isso alertamos as partes e seus advogados da importância do parecer técnico elucidativo para identificar erros materiais de cálculos nas ações em tramitação na Justiça”, frisa.

A diretora da Capital Cálculos cita o artigo 494 do Código de Processo Civil que prevê que, publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la para corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo. “Por isso é fundamental a atuação do assistente técnicos, que pode evitar prejuízos a quem demanda na Justiça”, afirma.

Ela aponta que a Capital Cálculos que já concluiu quase 4 mil trabalhos e atendeu cerca de 13 mil advogados e consumidores de todo o País. “Sabemos que o papel do assistente técnico é de fundamental importância para que as atividades periciais seja realizadas de forma clara, idônea e para que os fatos sejam levantados de forma adequada e verdadeira contribuindo para que a parte tenha recursos para se defender de injustiças”, finaliza.

Confira a matéria em:
https://www.rotajuridica.com.br/erros-em-calculos-judiciais-podem-ser-arguidos-a-qualquer-tempo-alerta-diretora-da-capital-calculos/

Compartilhar

<< VOLTAR PARA SITE

IR PARA BLOG >>

Copyright 2022 Capital Cálculos – Todos os Direitos Reservados

Enviar Whatsapp