Diretor da Capital Cálculos alerta que capitalização de juros deve estar expressa em contrato

Home / Blog / Diretor da Capital Cálculos alerta que capitalização de juros deve estar expressa em contrato




Rota Jurídica


01 de março de 2023

Diretor da Capital Cálculos alerta que capitalização de juros deve estar expressa em contrato

Marília Costa e Silva

A previsão contratual é exigida para capitalização de juros (conhecida como juros sobre juros) em qualquer periodicidade, mensal ou anual. Mesmo o tema já tendo sido pacificado nos tribunais, consumidores ainda são surpreendidos pela cobrança indevida. Por isso, Felipe Nascimento, diretor executivo da Capital Cálculos, empresa que atua em todo o Brasil assessorando advogados e consumidores, através de perícias nas diversas áreas jurídicas, alerta que o consumidor deve ser informado das condições antes de assinar um contrato com qualquer instituição financeira.

Segundo ele, a existência de uma norma permissiva é requisito necessário e imprescindível para a cobrança do encargo capitalização, porém, não suficiente, haja vista estar sempre atrelada ao expresso ajuste entre as partes contratantes, principalmente em virtude dos princípios da liberdade de contratar, da boa-fé e da adequada informação.

Nascimento afirma que é admitida a revisão das taxas de juros remuneratórios em situações excepcionais, desde que caracterizada a relação de consumo e que a abusividade (capaz de colocar o consumidor em desvantagem exagerada) fique cabalmente demonstrada, ante às peculiaridades do julgamento em concreto.

“E para verificar a abusividade na cobrança, o consumidor pode acionar a Justiça, contando com isso com a ajuda de um assistente técnico para conferir se houve mesmo erros”, frisa Nascimento, que alerta que a Capital Cálculos voltou a atender presencialmente seus clientes após a pandemia da Covid-19.

Segundo ele, caberá ao assistente técnico que atuar no processo elaborar não só o parecer técnico mas planilhas de cálculos. A ele também caberá elaborar o parecer técnico para instruir possível impugnação à contestação e a elaboração dos quesitos sobre o Laudo Pericial apresentado no processo.

Fundação da empresa

A Capital Cálculos foi fundada pelo sócio Celso Almeida, em 1994. Atualmente, além de Felipe Nascimento, ele atua ao lado dos sócios Bruno Nascimento, diretor de Operações; Luciana Nascimento, diretora técnica; e André Nascimento (diretor de marketing).

Confira a matéria em:

Diretor da Capital Cálculos alerta que capitalização de juros deve estar expressa em contrato





Compartilhar


Outras Publicações

<< VOLTAR PARA SITE

IR PARA BLOG >>


Facebook


Instagram


Linkedin


Whatsapp

Copyright 2022 Capital Cálculos – Todos os Direitos Reservados

suportegrupol2

suportegrupol2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Whatsapp