Saiba a importância de se ter um assistente técnico em processos na Justiça brasileira

Marília Costa e Silva

As ações judiciais trazem fatos divergentes pelas partes litigantes, e na maioria das vezes podem surgir questionamentos de cunho técnico por parte do juiz. Nesse caso, quem pode solucionar as dúvidas é o perito. Ele pode ser nomeado pelo juiz da causa para analisar dados específicos a fim de dar seu parecer técnico. Além desse profissional, a parte pode contar com um assistente técnico, para representá-la no acompanhamento do trabalho de perícias judiciais.

“O assistente técnico vai elaborar laudos que certamente podem auxiliar o advogado da parte a compreender o objetivo da discussão que deu origem ao processo”, explica Felipe Nascimento, diretor Executivo da Capital Cálculos, empresa especializada em perícia, consultoria e assessoria de cálculos judiciais e extrajudiciais.

Segundo ele, o assistente técnico contratado pela parte acompanhará o início prosseguindo seus trabalhos até o final da perícia. “E é esse laudo elaborado depois de minuciosa análise que serve como prova para que os advogados possam justificar as pretenções dos clientes no processo”, explica o diretor Executivo.

Conhecimentos específicos

Normalmente, o assistente técnico é indicado para auxiliar nas questões que dependem de conhecimentos específicos. Seus serviços são pagos por meio de honorários, que são de responsabilidade da parte contratante. “Diferentemente do perito judicial, que é escolhido sempre pelo juiz que cuida do caso, sua responsabilidade é avaliar o laudo com acuidade sempre atento aos interesses do seu cliente”, aponta Nascimento.

De acordo com ele, esse profissional tem sempre o dever de destacar pontos conflitantes para que seu cliente – a parte que o contratou – não seja prejudicado em conclusões unilaterais. “Vale, portanto, frisar que, conforme o Novo Código de Processo Civil, a participação do assistente técnico em trabalho conjunto com o perito judicial é de grande importância durante a análise e estruturação do laudo técnico que será apresentado para análise do juiz da causa”, afirma, acrescentando que a Capital Cálculos está há 28 anos no mercado, atuando em todo o Brasil.

Confira a matéria em:
https://www.rotajuridica.com.br/saiba-a-importancia-de-se-ter-um-assistente-tecnico-em-processos-na-justica-brasileira/

Compartilhar

<< VOLTAR PARA SITE

IR PARA BLOG >>

Copyright 2022 Capital Cálculos – Todos os Direitos Reservados

Enviar Whatsapp